quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Reflexões sobre o ensino EaD na prática

Ao analisarmos a proposta do ensino á distância, como inovadora e tentadora, vemos muitas vantagens, mas ao “estarmos alunos” a sistuação muda um pouco, precisamos vencer muitas barreiras, e uma delas é a da geração carente da cultura do EaD e do uso das tecnologias (usa as tecnologias de comunicação apenas o que é necessário), como é o meu caso.
O uso da internet na minha vida está consolidado principalmente em buscas sobre alguns assuntos, uso de e-mail e revisões bibliográficas que fiz e faço para determinadas áreas de interesse que trabalho. Mas trabalhar com blogs…usar redes sociais para estudar? Não, isso eu nunca fiz e agora? Bem, fiz o blog dia 17/08 e visualizei alguns blogs que tratavam do EaD, mas não interagi, a partir de então não consegui mais mexer nele e as postagens, formatação? A tarefa da disciplina A, do curso de pós-graduação em Metodologias e Gestão para o Ensino à distância, foi proveitosa proporcionando experiência de criar um blog, aprofundar conhecimentos sobre os ensino EaD, também no uso das novas tecnologias.
Ao interagir no blog do professsor Moran, com excelentes textos reflexivos quanto ao uso das tecnologias, como os tablets, e o esquecimento dos meios de comunicaçõa comuns, como o rádio e a televisão, que seriam grandes instrumentos de ensino como ocorre na em outros países, ou a discussão de tutor é professor? Também o uso de redes sociais como o facebook, como meio de comunicação acadêmica, onde uma turma usa este canal de comunicação para estudo. Após o exposto, estou cultivando a cultura do ensino EaD e uso das tecnologias para o ensino, mas a planta está apenas germinada, vou ter que regar e cuidar bastante desta cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário