quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ensino de Biologia EaD e aí?

Estamos caminhando para um novo modelo de ensino, o ensino á distância, não apenas para o ensino de Biologia, mas das outras áreas também. Diante do exposto surgem vários apontamentos e questionamentos:
- Ensino EaD tem a mesma qualidade do presencial?
- Dependo e muito da presença do professor, preciso do contato com os colegas;
- No certificado vai estar escrito que fiz um curso EaD?
- E o uso dos recursos tecnológicos? Mal sei ligar o computador!
- E os cursos que tem aula prática? Como fazer?
- No caso da Biologia: como serão as saídas á campo?
- E as dúvidas dos conteúdos como farei para tirá-las?

Após este breve relato dos principais questionamentos, vamos elencar outros apontamentos favoráveis ao ensino á distância:
- Aluno gestor de seu tempo- Estudar de acordo com a disponibilidade de horários;
- Tutor que responde as dúvidas referentes aos conteúdos estudados;
- Mudança do conceito de sala de aula, professor e distância;
- Posso interagir com os demais colegas por meio dos fóruns promovidos;
- Conhecimento e domínio do uso de novas tecnologias;
- Oportunidade de conhecer virtualmente pessoas da mesma área que atuam em regiões diferentes e que tem suas singularidades;
- Proporciona o amadurecimento do aluno e como consequência de sua postura profissional. Pois é preciso ter disciplina e autonomia para aprender.

Depois desta breve reflexão sobre o ensino EaD segue frase para pensarmos:
Educar com novas tecnologias é um desafio que demonstra cada vez mais a necessidade de ser enfrentado com profundidade, (BENCHIMOL et al 2010).

__________________________________________________________________________________Benchimol, M; Bernstein, M.A.F de O.; Carvalho, R.A.; Teixeira, D.E. Desenvolvimento de material multimídia no ensino de Biologia. Revista EAD em Foco - nº 1 - vol.1 - Rio de Janeiro - abril/outubro 2010

6 comentários:

  1. Profa. Valquiria!
    Gostei muito dos seus questionamento. São tantos, que nos parece evidente que estamos num momento especial de amplo debate, que invariavelmente nos remete à reflexões até mesmo sobre o Ensino como um todo. Não me sinto capacitada para responder todas suas indagações de maneira definitiva, mas gostaria de deixar minhas opniões sobre alguns itens que também tenho refletido ao longo destes anos:
    1)Acredito que a qualidade do ensino é frequentemente questionada seja presencial ou não. Mas as melhores respostas estão diretamente relacionadas com a entrada dos alunos em seus mercados de trabalho. Conheço profissionais de ensino presencial com Graduação, Pós e Mestrado que não conseguem se firmar nas suas carreiras! Por que será?
    2) De fato me preocupo sobre o "...mal sei ligar o computador..."Problema este mais inerente aos nossos professores do que aos alunos desta geração "Digital". Qualificação me parece ser a solução.

    Me parece que as defesas ao EAD que você coloca em seu artigo são irrefutáveis.
    Parabéns pelo blog... Ficarei ligada!
    Rosicler Rossi - Caxias do Sul

    ResponderExcluir
  2. Profª Riscler,
    Muito obrigada por sua contribuição!
    Estamos passando por uma fase de transição e inovação no ensino.
    E sempre devemos primar pela qualidade de ensino independente da modalidade!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa as colocações de você professora Valquíria!
    Em relação ao Ensino a distância no meu ponto de vista acredito que é viável sim, pois nos dá flexibilidade, comudidade e consequentemente o aluno faz a parte dele sim e com certeza busca subsídios ao tutor, ou seja, o professor. Também o modelo de ensino a distância nos proporciona autonomia, pois eu me organizo quando e se devo estudar ou não. Abraços. Professor Fontana.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de propor aos colegas um debate sobre o foco "flexibilidade" tanto utilizado na defesa do EAD:
    ==> Todos os alunos possuem maturidade, perfil e organização para se utilizarem da flexibilidade sem comprometer o aprendizado?
    ==> Como o professor-tutor pode perceber em tempo hábil que está havendo um desvio de foco de um aluno?
    Abraços,
    Rosicler

    ResponderExcluir
  5. Profª Valquíria,

    achei extremamente válido as questões que elencastes. Acredito que vivemos algo semelhante ao que nossos antepassados viveram, quando da época, por questões de acesso e facilidade faziam cursos por correspondência, como citado no blog do Prof. Moran. Esses cursos permitiram a formação de profissionais que foram responsáveis pela estruturação de grandes negócios, hoje empregando um sem número de colaboradores, que provávelmente se utilizam da tecnologia existente para qualificação de seus colaboradores.
    A evolução dessas tecnologias e a possibilidade de interação que passou da correspondência para o rádio, TV e internet, demonstra a evolução dos canais de comunicação e consequente possibilidade de interação.
    Hoje com a facilidade de acesso à informação através da banda larga, vemos a oportunidade de acessarmos às diferentes concepções de mundo: do trabalho, educação e lazer. A Educação à Distância nos permite entrar nesse mundo de forma organizada, numa hierarquia de valores, avalizada pelos professores conteudístas e tutores que estruturam-na com referenciais teóricos válidos para os dias de hoje,construindo saberes que farão parte do conhecimento pessoal, que no presente e no futuro podem vir a ser empregadores de muitos construindo a economia, o acesso e a evolução através da Educação à Distância.
    Não vejo outra forma de qualificar, aperfeiçoar e especializar o grande público, a não ser por EAD.

    ResponderExcluir
  6. Olá Val!

    Seu blog está muito bom!

    Concordo com suas reflexões...

    Beijos,

    Andréia

    ResponderExcluir